quinta-feira, 5 de julho de 2007

Em Louvor do Divino... Espírito Santo?!


Fiquei horrorizado quando, há algumas semanas, assisti pela primeira vez aos preparativos e realização de uma coroação. Esse meu horror deveu-se à má formação das pessoas que participaram no acto e que lhes foi incutida por quem lhes passou esta tradição, que de cristã tem muito pouco.
É notória a falta de conhecimento por parte dos jovens, mas também dos mais velhos. Abrange todas as idades!
Meus caros, isto até poderá chocar alguém, mas o Espírito Santo não é uma coroa e o “menino” Jesus não é a pombinha no ceptro!!! Nem tão pouco são esses os seus símbolos. O próprio Deus ordenou no segundo dos Dez Mandamentos: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás…” Êxodo 20:4,5 (versão João Ferreira de Almeida, traduzida dos manuscritos ainda existentes).
Deus avisa que as imagens preciosas fabricadas pelos homens não valem nada e que os artistas que as fazem, para proveito próprio as fazem e, também, que as fazem para confusão dos seus devotos. Isaías diz:
“Quem é que fabrica um deus ou faz uma imagem se não é para tirar algum proveito? Todos os devotos ficarão confundidos, pois os artistas que os fabricam não passam de homens.” Isaías 44:10, 11 Ler até ao versículo 19
Deus diz que quaisquer imagens que os homens façam são meros objectos que os homens fabricam e que aqueles que as fazem e crêem nelas se tornam semelhantes a elas:
“Os ídolos deles são de prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; Têm olhos, mas não vêem; Têm ouvidos, mas não ouvem; Têm nariz, mas não cheiram; Têm mãos, mas não apalpam; E pés, mas não andam; Nem som algum sai da sua garganta. Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam.” Salmos 115:4-8
Deus disse que uma imagem é uma abominação ao Senhor e o homem que a faz e a põe em sua casa será maldito. O povo de Israel, ao entrar na Terra prometida, tinha de pronunciar em alta voz:
“Maldito o homem que fizer imagem esculpida, ou fundida, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido.” Deuteronômio 27:15
Por meio do profeta Jeremias, Deus diz:
“… pois os costumes dos povos são vaidade; corta-se do bosque um madeiro e se lavra com machado pelas mãos do artífice. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como o espantalho num pepinal, e não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer o mal, nem tampouco têm poder de fazer o bem.” Jeremias 10:3-5
Falando sobre ídolos e altares, logo após ter dado os Dez Mandamentos, a Bíblia diz: “Então disse o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vistes que do céu eu vos falei. Não fareis outros deuses ao lado de mim; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós. Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos…” (hoje já não são necessários devido ao sacrifício de Jesus, derramando o Seu sangue por nós). “Se me levantares um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas, pois se sobre ele manejares a tua ferramenta, profaná-lo-ás.” Êxodo 20:22-25
Amados, Deus não gosta nem tolera a idolatria, o culto e devoção das imagens feitas pelas nossas mãos. No evangelho de João, capítulo 4, versículos 23 e 24, Jesus diz: “Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” Palavras do próprio Deus encarnado!
Vejo por toda a ilha uma devoção à coroa e às imagens, principalmente as das “Nossas Senhoras” que me preocupa. São feitas promessas de peregrinações, quer a Fátima, quer a outros locais “tradicionais”, por vezes fazendo-se sacrifícios quase desumanos. Reza-se a santos, que também foram homens pecadores, para intercederem por nós a Deus, reza-se o terço, matam-se animais e oferecem-se almoços como forma de agradar a Deus. Deus não quer nada disso, Ele apenas quer que tenhamos um relacionamento com Ele. Foi para isso que nos criou, para sermos criaturas dele.
Paulo escreveu na sua primeira carta a Timóteo: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus…”.
Nestes dias tenho visto e ouvido de tudo, desde: “Vamos ter o Senhor Espírito Santo em casa”, “a coroa do Senhor Espírito Santo…”, “Posso beijar o Senhor Espírito Santo?” (referindo-se à coroa), “Dá um beijinho no Jesus” (referindo-se ao ceptro), “Cuidado com o Jesus, não o deixes cair” (também referindo o ceptro e a coroa). Estou chocado… E creio sinceramente que o Espírito Santo também!
Tal como o nome indica o Espírito Santo é um espírito, logo não está confinado a um lugar. Não é um fantasma, como alguns poderão pensar, mas é o Espírito de Deus. Algumas religiões afirmam tratar-se de uma “força ou energia”. Nada disso, a Bíblia ensina-nos que o Espírito Santo é uma pessoa. Jesus nunca chamou o Espírito Santo de “isto”, mas “Ele”, porque “Ele” não é uma força ou uma coisa, mas uma pessoa. Lemos na Bíblia que o Espírito Santo tem intelecto, emoções e vontade. Além disso vemos também que ele faz coisas que uma força ou coisa não poderiam fazer. Apenas farei referência aos textos onde se encontram alguns exemplos e desafio-o a ler e a descobrir por si próprio:
Ele fala (Apocalipse 2:7, Actos 13:2); Ele intercede (Romanos 8:26); Ele testifica (João 15:26); Ele guia (Actos 8:29, Romanos 8:14); Ele ordena (Actos 16:6,7); Ele conduz (João 16:13); Ele nomeia (Actos 20:28); Pode-se mentir a Ele (Actos 5:3,4 ); Pode-se insultá-lo (Hebreus 10:29); Pode-se blasfemar contra Ele (Mateus 12:31,32 – Cuidado!); Pode-se entristecê-lo (Efésios 4:30).
O Espírito Santo é uma Pessoa Divina, Ele é Deus:
Ele é eterno (Hebreus 9:14); Ele é todo-poderoso (Lucas 1:35); Ele é omnipresente (está em todo o lugar ao mesmo tempo) (Salmo 139:7); Ele é omnisciente (sabe tudo) (1 Coríntios 2:10,11); Ele é chamado Deus (Actos 5:3,4; 2 Coríntios 3:18); Ele é o Criador (Génesis 1:1,2; Colossenses 1:16,17).
Deus criou-nos com um propósito, para o amarmos como Ele nos ama, para vivermos para Ele, para lhe entregarmos a nossa vida, tal como Ele entregou a Sua quando morreu por nós na cruz. Não apenas ao Domingo, mas todos os dias, e quão difícil isso é. Esse é o “sacrifício” que Deus quer que nós façamos, “sacrifício vivo e agradável ao Senhor”. Leia a sua Bíblia. Tire-a da prateleira empoeirada e leia. Esse é o manual de instruções que Deus nos deu. Acredite que vale a pena! Comece pelo Novo Testamento se preferir, verá as maravilhas que Deus fez e faz por si, muitas delas nem as reconhecemos como sendo obra das Suas mãos. Atribuímo-las à sorte, ao destino (muito português) e até a coincidências. Para Deus não existem coincidências, Ele tem o mundo nas Suas mãos. Ele tem um propósito muito concreto para a sua vida e deixou-lhe um livro fantástico para você descobrir esse plano e pô-lo em prática. Ele também o revela como resposta às suas orações. Peça-Lhe essa revelação e entregue a sua vida nas mãos do Senhor Jesus. Ele, e só Ele é o mediador entre Deus e os homens e é o ÚNICO redentor. Isso é um facto indiscutível. Verá na Bíblia muitas profecias que já se cumpriram e outras que se estão a cumprir nos nossos dias. É uma prova da sua veracidade.
Que Deus o abençoe. A decisão é sua, abra-Lhe o seu coração. Verá maravilhas na sua vida. Não será o fim dos problemas, mas terá uma alegria como nunca experimentou. Falo por experiência própria. Bem hajam.

1 comentários:

Ismael disse...

Amigo, já te publicitei!
vai a www.amantedealcatra.blogspot.com, já tenho net por isso agora vou escrever.