quinta-feira, 5 de julho de 2007

Como Falar (Orar) a Deus?

Imagem retirada de: http://www.klisia.net/blog/uploaded_images/


A oração é o nosso meio de ligação directa a Deus, sem intermediários. É um acesso vertical entre a criação e o Criador. Mas como fazê-lo? Muitas pessoas têm dúvidas em como orar, confundido frequentemente oração com reza.
Jesus ensinava: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto. E teu Pai, que vê secretamente, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis a eles, pois vosso Pai sabe do que necessitais, antes de Lho pedirdes.” – Mateus 6:6-8
Só neste versículo aprendemos várias coisas. Primeiro, que devemos orar à porta fechada, no nosso íntimo. Não em locais públicos para sermos vistos e pensarem que somos pessoas muito religiosas. Segundo, devemos orar ou falar (confessar) com Deus Pai, não a santos ou outras entidades ou pessoas. Terceiro, Deus vê-nos e ouve-nos e nos recompensará, tanto pela nossa fé como pela nossa entrega e dependência n’Ele. Daí a necessidade de sermos sinceros com Ele. Quarto, não usar rezas repetidas, sem sentido, como se pelo nosso muito falar Deus nos ouvisse. Não repetir sempre o mesmo. Se você falar com um amigo e lhe disser sempre a mesma coisa ele acaba por se fartar e não prezar a sua companhia. Quinto, Deus sabe o que necessitamos, mesmo antes de lho pedirmos, pois Ele é omnipresente e omnisciente, por isso mais vale irmos directos ao assunto.
Para Deus o perdão dos pecados vem do arrependimento e sincero pedido de perdão a Ele. Não através de rezas repetidas. Segundo Jesus estas repetições são inúteis perante Deus. O próprio Pai-Nosso é um exemplo de oração que Jesus nos deixou. Ele não orava sempre o Pai-Nosso quando queria falar com o Pai. Até porque tudo o que se torna repetitivo perde o sentido.
Jesus, quando queria orar, retirava-se para um local sossegado e falava directamente com o Pai. Vemos isso várias vezes nos evangelhos. Só temos de seguir o exemplo e confessarmo-nos a Deus, pois é Ele quem perdoa, mais ninguém tem esse poder, pois somos todos pecadores. Basta falarmos com Ele como falamos com um amigo. Não são necessárias fórmulas mágicas ou rezas repetidas, daí a necessidade de termos um relacionamento com Ele. O que Lhe dirá mais do meu arrependimento, rezar 20 Pai-Nossos por obrigação ou simplesmente falar com Deus, com um coração aberto e arrependido? Se o sentir de verdade basta dizer: “Pai, reconheço que sou pecador, sei que tenho pecado contra Ti, mas peço que me perdoes. Agradeço e aceito o sacrifício que Jesus fez na cruz para a minha salvação. Peço que transformes a minha vida e ajuda-me a ser um filho Teu. Em nome de Jesus, amén.” Isto não é uma reza, é apenas um exemplo de oração. Fale com Deus espontaneamente, Ele ouve. Fale dos seus problemas, aflições, derrotas, mas também das alegrias e vitórias. Não se lembre de Deus só quando as coisas correm mal e não o culpe pelo que não vai bem na sua vida. Faça uma introspecção, pense um pouco no seu passado e decerto encontrará uma causa para os seus problemas. Algures no caminho você fez uma opção que lhe levou a esse problema. Todos os efeitos têm uma causa.
Quando você busca o propósito de Deus para a sua vida, isso não é uma garantia de que os problemas desaparecerão, mas uma certeza de que, mesmo com problemas, você tem paz e alegria, e mais importante, você está no caminho certo.
Em Isaías 55:7-12 Deus diz:
“Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; (…) Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e (…) regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Pois com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós (…)”
Por vezes, para chegarmos ao nosso destino temos de passar por estradas em más condições, mas sabemos que estamos no caminho certo. O nosso foco deve ser o alvo, e não o meio pelo qual o atingimos. Por vezes Deus usa circunstâncias adversas para nos ensinar e para nos levar ao alvo, mas temos a confiança de que é para o nosso bem.
“E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” – Romanos 8:28
E busca-se esse propósito orando, estudando a Sua palavra e tendo comunhão com outros crentes no Senhor Jesus, partilhando experiências.
Deus responde, Ele trabalha na sua vida e isso é visível, não é uma alucinação. Ele está sempre presente.
Certa vez uma pessoa escreveu um poema ilustrando a sua vida com Deus como uma caminhada pela praia. A determinada altura ela parou e olhou para trás. Viu duas filas de pegadas na areia, mas nos momentos maus apenas uma. Perguntou a Deus: “Porque me abandonaste nos maus momentos?” Deus respondeu: “A fila de pegadas que vês nos momentos maus foi quando Eu te levei ao colo.”
Que Deus o abençoe.

9 comentários:

Anónimo disse...

Não foi por acaso que decidi saber qual a forma correcta de orar ao Senhor, nosso Deus.

Bem haja e obrigada.

Maria

Anónimo disse...

Gostei muito da mensagem, é realmente sempre uma maravilha ouvir e ler palavras que falam de Deus nosso criador.

beta disse...

neste momento estou a precisar de ouvir ou ler estas mensagens
obrigada

Rodrigo Bento disse...

Olá Beta.
Obrigado por deixar um comentário a este texto.
É sempre bom sabermos que podemos ajudar alguém.
Se precisar de conversar sobre este ou outros assuntos pode escrever para o meu e-mail: rodbento@gmail.com.
www.conhecerdeus.com

Marcello disse...

Parabéns pela mensagem q Deus continue lhe usando fique na paz do Senhor

Anónimo disse...

obrigado por haver pessoas que ajudam os outros...
obrigado por me teres ajudado

Anónimo disse...

Muito obrigado, pela mensagem, nada melhor q acordar e meditar na palavra....

diniz disse...

O SENHOR DIZ: CLAMA A MIM E TE RESPONDERTE-EI E ANUNCIARTE-EI COISAS GRANDES E FIRMES QUE NÃO SABES.

PORTANTO DEIXE O SEU CORAÇÃO FALAR
COM DEUS QUE ELE TE OUVIRÁ DA MANEIRA QUE FOR.

Unknown disse...

muito bom jesus abeçoa e vivendo e apreendendo na graça de deus a paz amado