quinta-feira, 5 de julho de 2007

17 Séculos de Limbo... ou da falta dele!

Imagem retirada de www.strangeharvest.com


- Extracto do texto original em “Wikipédia, a enciclopédia livre”.

“O Limbo, em algumas seitas cristãs, é o lugar para onde vão as almas que, sem terem cometido pecados mortais, estão para sempre privadas da presença de Deus, pois seu pecado original não foi submetido à remissão através do baptismo. (…) A figura do limbo foi criada por São Gregório no século IV (…) com o fim de resolver o problema teológico das crianças que morriam sem ter sido baptizadas e que, segundo a doutrina anteriormente vigente, eram enviadas ao Inferno. (…) Em 2005, o papa Bento XVI convocou cerca de trinta teólogos para que fosse feita uma espécie de "reengenharia celestial" e revisar o conceito do limbo na teologia católica. Finalmente, em Abril de 2007, a Comissão Teológica Internacional, (…) emitiu um documento afirmando que o limbo não passaria de uma hipótese e que nunca foi um dogma(…). O papa Bento XVI confirmou o documento e assegurou que as almas que não tiverem cometido pecados graves vão para o céu, mesmo que não tenham sido baptizadas.” (…)

Algumas considerações:

Deus nunca fez distinção entre pecados. O próprio Jesus disse: “Em verdade, (…) vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.” Paulo, na sua carta aos Romanos (3:23-25) escreve: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;”. Romanos 5:12-13: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta.”
Todo o capítulo 6 de Romanos fala sobre o pecado e as suas consequências. Toda a Bíblia fala sobre o pecado. Começou logo em Génesis e teve consequências universais. A Bíblia nunca fala sobre um Limbo, daí a conclusão lógica da sua não existência. Não é o homem quem decide o que há ou não depois da morte, ou o que existe ou não no mundo espiritual. Podemos acreditar no que quisermos, mas a Verdade é só uma. Em caso de dúvida (seja qual for o assunto) podemos sempre procurar uma resposta na Bíblia. Ela tem resposta para tudo!
Se o limbo não existe, então e o baptismo? Deve-se ou não baptizar todas as pessoas? Se calhar é melhor primeiro definir o que é o baptismo. A salvação vem pela crença em Jesus Cristo, logo a condenação vem pela não crença. O baptismo é um símbolo, ordenado por Deus, de uma transformação que já aconteceu na pessoa que crê em Jesus. É um complemento de uma acção já ocorrida. A pessoa crê e só depois é baptizada! E para ser baptizada basta acreditar em Jesus, não é necessário qualquer tipo de preparação ou ritual. Não podemos julgar se alguém está ou não pronto para tomar essa decisão. Isso é entre cada um e Deus. Temos um excelente exemplo em Actos 8:35-38: “Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus. E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja baptizado? [E disse Filipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] Mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o baptizou.”
Em Marcos 16:16 lemos: “Quem crer e for baptizado será salvo (…)” Em 18:8: “(…) e muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram baptizados.” Mateus 3:6 diz: “e eram baptizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.”
Várias vezes os evangelhos falam no “baptismo de arrependimento” (Marcos 1:4; Lucas 3:3; Actos 13:24, 19:14). Primeiro há o arrependimento e depois o baptismo. O baptismo é um acto consciente, mas não salva. Uma pessoa que seja baptizada, mas não creia em Cristo, não é salva. A salvação vem pela fé, não pelas obras. Efésios 2:8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.”
Então e os bebés que morrem sem serem baptizados? E as pessoas que nunca ouviram falar de Jesus? Vão para o Inferno? A Bíblia explica que Deus irá julgar cada pessoa justamente, segundo as oportunidades que ela teve de aprender e ouvir sobre Ele, mas não levará em conta o tempo da ignorância. “Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também morrerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.” – Romanos 2:12. Deus vai ter menos rigor a julgar uma pessoa que nunca ouviu o nome de Jesus do que aquela que tem uma Bíblia a enfeitar a sala, mas nunca a leu. Ou a que vive num país em que o Cristianismo está presente, mas nunca se interessou em conhecer (leia Mateus 11:21-24). A própria natureza proclama a glória de Deus! “Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.” – Romanos 1:20-22.
Todos os dias temos imensas oportunidades de conhecer a Deus e reconhecer o Seu poder, mas tal como pérolas atiradas a porcos, teimamos em desperdiçá-las. Não perca mais um dia de relacionamento com Deus.
Que Ele o abençoe.

0 comentários: